EN / PT
A passagem de ano aproxima-se e, se acha que vai ter uma noite cheia de glamour com champanhe na mão e dança até ao amanhecer... bem, quem tem crianças para cuidar nessa noite, talvez deva ajustar ligeiramente as expetativas.
Nada tema! Com criatividade e uma boa dose de paciência, o Réveillon ainda pode ser uma das noites mais divertidas e memoráveis do ano – com os miúdos incluídos.
Cada idade traz uma energia diferente para as noites de festa. Os mais novos gostam de diversão simples e colorida. Os mais velhos adoram sentir-se os "chefes" da festa.
Para bebés e crianças até aos 3 anos: A estrela da festa pode ser algo simples como um brinquedo novo ou atividades sensoriais. Organize um "cantinho" seguro com brinquedos, música relaxante e algumas almofadas para o caso de se sentirem cansados.
Para crianças depois dos 3 anos: Envolva-as em tarefas fáceis, como distribuir acessórios de festa (chapéus, serpentinas) ou decorar copos com adesivos brilhantes.
Nesta fase, já começam também a gostar da atenção. Organize um desfile de pijamas com música e prémios engraçados, ou uma mini-pista de dança com hits como Baby Shark (sim, inevitável).
O objetivo? Fazer com que as crianças se sintam as estrelas do evento. E, com sorte, bem exaustas.
Como já deve saber, as crianças adoram montar tendas e casinhas em tudo o que é canto lá em casa. Aproveite essa preferência e monte um espaço exclusivo para elas. Um tapete, uma tenda improvisada, brinquedos e um monte de almofadas – é tudo o que precisa. Sugerimos adaptar um pouco conforme a faixa etária.
Para crianças em idade pré-escolas: Acrescente materiais de desenho e brinquedos para estas idades.
Para os mais velhos: Coloque jogos de tabuleiro e kits de construção.
Sabemos que queijo brie e canapés são ótimos, mas oferecer isso a uma criança é meio caminho andado para lidar com uma birra. Crie uma versão divertida de comida de festa só para eles:
Mini hambúrgueres ou sanduíches cortadas em formas divertidas;
Mini pizzas - Pode até prepará-las com eles;
Palitos de fruta - Espete uvas, morangos e pedaços de melancia em palitos coloridos.
Mocktails de sumo com gelo e guarda-chuvas ou rodelas de laranja serão um sucesso garantido.
E, claro, evite doces em excesso. Nada de sugar rush antes da meia-noite (ou antes da hora simulada).
Se quer ocupar (e cansar) a criançada, nada como uns jogos. Afinal, uma competição saudável é a receita perfeita para gritos de alegria e energia canalizada. Aqui vão as ideias:
Limbo do Ano Novo: Use um rolo de papel de embrulho como barra e veja quem consegue passar mais baixo.
Corrida de balões: Os participantes devem empurrar o balão de um lado da sala para o outro. Fácil? Muito! Não podem é usar as mãos! podem soprar, usar a cabeça, os pés ou qualquer outra técnica maluca. Ganha quem chegar ao final primeiro sem deixar o balão cair.
Jogo de mímica: Um clássico nas noites em família. Escolha palavras ou expressões e desafie as crianças a representá-las sem falar enquanto os restantes tentam adivinhar.
Caça ao Tesouro Temática: Esconda pequenos brinquedos ou doces pela casa e crie um mapa ou pistas para encontrá-los.
Melhor que fazer uma contagem decrescente à meia-noite? É fazer uma contagem decrescente às 20h. As crianças mais pequenas não têm noção do tempo, então não será um problema. Prepare uma celebração antecipada e as crianças vão adorar. Sentir-se-ão parte da festa e vão estar descansadas sabendo que participaram.
O truque é criar o entusiasmo de entrar num Ano Novo (para os que já entendem este conceito) sem comprometer o sono – nem o seu, nem o deles.
Sim, pode ser caótico. Sim, vai ter de gerir birras. Mas acredite: as crianças vão lembrar-se desta noite como uma das mais emocionantes. E no final do dia é isso que importa.
E se a ideia de equilibrar tudo ainda parece um desafio, lembre-se: pode sempre contar com uma babysitter para lhe dar uma mãozinha e garantir que todos aproveitam a noite em segurança.
🥂 Feliz Ano Novo!