Logo

EN / PT

Voltar

Preparar o regresso às aulas

name
Baby Sisters

Editor

Com o regresso às aulas no mês de setembro chegamos a alturas de maior stress para ajustar a novas rotinas, novas escolas e até novas dinâmicas caso comece num trabalho novo. 

Deixamos então aqui algumas dicas para preparar o regresso às aulas e informações que poderá ajudar a saber já de antemão.

Calendário escolar:

  • Ao contrário do que aconteceu até aqui, o Ministério da Educação publicou o calendário escolar já para os próximos 2 anos letivos (2022-2023 e 2023-2024), em que as escolas voltam a ter a opção entre uma organização trimestral ou semestral. 

  • O calendário escolar retoma à configuração que tinha antes da pandemia - ou seja, as aulas começam na 3ª semana de setembro. 

  • Em ambos os anos letivos, o final das atividades leitoas acontece em junho, mas em dias diferentes consoante o ano escolar.

Calendário dos períodos:

  • Início: entre 13 a 16 setembro de 2022 - Fim: 16 dezembro 2022

  • Início: 3 janeiro de 2022 - Fim: 31 março 2023

  • Início: 17 abril de 2023 - Fim: 7, 14 ou 30 de junho (dependendo do ano escolar)

Para ver o calendário escolar para os anos letivos de 2022/2023 e 2023 oficial da Direção Geral da Educação, consulte aqui.

Material escolar 

A saga da compra do material escolar deve sempre incluir, antes de tudo, uma procura pelas coisas do ano passado, para que não esteja a duplicar a compra de material. Deve então garantir que tem:

  • Estojo: lápis de carvão, canetas, marcadores para sublinhar, borracha, afia-lápis, régua, tesoura, cola 

  • Caderno escolar e/ou dossier 

  • Material artistico: canetas de feltro, lapis de cor e lapis de cera, pinceis, tintas e guaches. 

  • Mochila 

  • Outros: agenda, dicionários, esquadro, compasso, calculadoras, micas/capas. 

  • Manuais escolares, que voltam a ser gratuitos este ano, para a totalidade dos alunos que frequentam a escola publica do 1 ao 12º ano.

Manuais escolares

A partir do dia 2 de agosto terá início a emissão de vales relativos aos alunos do 1º ciclo, 8º ano e 11º ano.

A partir do dia 9 de agosto terá início a emissão de vales relativos aos alunos dos 5º, 6º, 7º, 9º, 10º e 12º anos e outras ofertas formativas.

Os encarregados de educação devem-se registar na plataforma MEGA em https://manuaisescolares.pt/, ou através da aplicação Edu Rede Escolar, se não tiverem acesso à internet devem solicitar os vouchers junto dos estabelecimentos de ensino.

Para o efeito, convém ter presente que os livros devem ser devolvidos no final do ano à escola que o educando frequenta, em boas condições para nova utilização. Se assim não acontecer, os encarregados de educação serão responsáveis pelo pagamento do respetivo valor.

Atividades extra curriculares:

Ter uma atividade após um dia de escola é proporcionar à criança a possibilidade de poder descontrair, divertir-se, fazer algo do seu interesse para além da escola, conhecer tipos de atividades diferentes, estimular outras competências (que não são desenvolvidas em período escolar), bem como alargar a sua rede social.

Nunca se esqueça que deverá envolver sempre a criança neste processo de escolha e de decisão! É natural e normal deixarmos os mais pequenos escolherem, ou pelo menos deixar que expressem a sua preferência, mas cabe aos pais também estimular que os filhos experimentem atividades diferentes (que não escolham atividades só porque os amigos também irão frequentar essas atividades), para que possam formular a sua própria opinião.

Para além de ser uma ótima forma de estimular as crianças, sabemos que o horário laboral de muitos pais não são compatíveis com os horários das escolas, e isto pode ser uma ótima forma de ocupar os tempos livres até que os consiga ir buscar.

Ajuda na dinâmica familiar

Ainda assim, mesmo com as atividades extra-curriculares (que por vezes não estão, nem são acessíveis a todos), há muitos pais que precisam de uma ajuda extra com os filhos (maior parte das vezes por não terem família por perto) e com a dinâmica familiar - falamos de ajuda a despachar os miúdos de manhã e levá-los à escola, ir buscá-los e estar com eles bem à tarde, bem como ajudar nos trabalhos de casa ao final do dia. Caso isso seja o caso mas não esteja certo se pode ser uma solução para si, saiba mais sobre os serviços de babysitting part time da Baby Sisters.

Esperemos que este guia de regresso às aulas tenha ajudado a um começo mais tranquilo. Se considerar recorrer a uma babysitter para ajudar a dinâmica familiar, pode-nos enviar um pedido de contacto através do nosso formulário.