EN / PT
Chegou a época mais mágica do ano, onde os corações se enchem de alegria e as mesas se enfeitam com delícias irresistíveis e muitas tentações. Mas como fazer a festa de forma que possa ser saudável para os pequeninos? E porque não também para os adultos? Afinal, dá para termos guloseimas e pratos especiais sem abrir mão da saúde, não é?… Não é?...
Bem, no fim logo dizem se mudaram de ideias!
Que tal transformar a ceia num desafio divertido? Criar pratos coloridos e saborosos pode ser uma atividade animada para envolver as crianças em receitas de natal saudáveis. Outra técnica para valorizarem opções mais saudáveis é cozinhar com eles receitas simples para que, ao participarem, possam aprender não só a cozinhar, mas também a sentir orgulho do que fizeram. Mais facilmente conseguirá que comam algo que é mais especial porque foram as mãozinhas deles a amassar a massa, a polvilhar a canela ou a organizar a fruta numa travessa. Partilhamos agora algumas destas ideias, mas em mais detalhe.
Na educação infantil, cada experiência é uma lição valiosa. Explorar os alimentos de forma lúdica e criativa pode despertar o interesse das crianças pela comida saudável. Que tal propor atividades como "cria a tua própria árvore de Natal saudável" ou "constrói um boneco de neve com frutas"? Transforme assim vegetais e frutas em elementos natalícios: as cenourinhas viram renas e os morangos transformam-se em gorros do Pai Natal. Na verdade nem os adultos resistem a trincar o barrete, ficam já avisados!
Faça da preparação da ceia um momento de celebração em que as crianças podem participar. A azáfama e necessidade de segurança na cozinha não permite que possam participar em tudo, mas escolha uma receita de natal saudável a pensar neles para que ao fazerem parte do processo aprendam de onde vem a comida e se sintam empoderados por conseguirem cozinhar, mesmo que com ajuda. O poder do trabalho de equipa leva-nos longe e é um excelente momento para aprenderem isso mesmo. E, no fim, o prémio: uma dentada à leão naquela fatia de bolo que amassaram com tanta energia! Por isso, traga os pequenos ajudantes para a cozinha e veja-os a espalhar magia (e talvez um pouco de farinha, vamos ser honestos) pela cozinha.
Que tal inovar na ceia de Natal? Apostem em pratos saudáveis e atrativos! Por exemplo, um assado de vegetais coloridos pode ser uma excelente opção para acompanhar o peru. As cores vibrantes dos legumes podem ser tão festivas quanto os enfeites de Natal! E que tal substituir as batatas fritas por batata-doce assada com um toque de canela? Nós também já estamos a salivar! Pense em pequenas adaptações que podem tornar o prato mais interessante para os pequenotes e surpreender os graúdos. Não tem de inventar a roda, bastam uns ajustes para fazer a diferença.
E os doces? Claro que podem fazer parte da festa e de uma alimentação saudável na educação infantil, mas podemos planear alternativas que não ficam atrás das sobremesas tradicionais. Mas vamos a exemplos:
Fondue de frutas frescas com morangos ou abacaxi mergulhados em chocolate negro ou branco derretido, ou os dois, sempre é Natal! Pode também criar espetadas de frutas e integrar na ideia do fondue de chocolate.
Bolachinhas de Natal feitas com farinha integral e um toque de canela ou ainda, como alternativa, simples bolachas de banana também com canela, mas feitas em formas natalícias. Lembre-se que a canela dá um toque natalício a todos os doces.
Chocolate quente antes de começarem abrir os presentes (e fazer figas para que não caia nada no sofá ou no tapete).
Apliquem em casa algumas destas sugestões para uma alimentação saudável para crianças, mas lembrem-se que a ideia é conseguir um equilíbrio, oferecendo opções mais saudáveis e ensinar as suas crianças sobre moderação.
Com um toque de criatividade e muito amor, podemos transformar a ceia numa festa encantadora, cheia de cores, sabores e saúde para todos!
Já estão mais convencidos? Nós ainda estamos a pensar na batata-doce com canela.
Feliz Natal!