EN / PT
Com o verão a decorrer (e a sensação de que vai passar rapidamente, não é?), o entusiasmo pelo regresso às aulas começa a fazer-se sentir. À medida que nos aproximamos do final das férias e começamos a preparar-nos para o início do novo ano letivo, surgem as emoções, as expectativas e a ansiedade.
Conheça as datas do ano escolar 2024/2025
O 1.º período vai de 12-16 de setembro a 17 de dezembro de 2024;
O 2.º período vai de 6 de janeiro a 4 de abril de 2025;
O 3.º período começa a 22 de abril, e termina a:
6 de junho para os alunos do 9.º ano, 11.º ano e 12.º anos
13 de junho para os alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos
27 de junho para os alunos do pré-escolar e 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos
Para muitos pais que gostam de planear o período de férias logo desde cedo, conheça as datas:
Férias de Natal vai de 18 de dezembro a 3 de janeiro de 2025
Férias de Carnaval vai de 3 a 5 de março de 2025
Férias da Páscoa vai de 7 a 21 de abril de 2025
Férias de verão dependendo da idade:
7 de junho para os alunos 9.º ano, 11.º ano e 12.º anos
8 junho para os alunos educação pré-escolar e 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos
14 de junho para os alunos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação está a lançar um novo modelo de avaliação externa que vai entrar em ação no próximo ano letivo. Este modelo promete transformar a forma como acompanhamos a aprendizagem dos alunos, trazendo mais precisão e ajudando as escolas a melhorar a sua forma de ensinar. Mas o que há de novo em concreto? Vamos explorar.
O que há de novo?
Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA): A partir do 4.º e 6.º anos, os alunos vão fazer provas em Português, Matemática e uma disciplina que muda a cada três anos.
Resultados Comparáveis: A novidade é que vamos poder comparar os resultados dos alunos de ano para ano. Isso vai ajudar a ver como estão a evoluir e se as estratégias de ensino estão a funcionar.
Classificação Digital: A partir de 2025/2026, as notas vão ser eletrónicas, começando pelo Ensino Secundário. Mas já no próximo ano letivo, vai começar um teste piloto.
Avaliação Digital: O formato digital vai ser mais utilizado, com todas as garantias para que todos os alunos tenham uma oportunidade justas.
O que não funcionava?
O modelo antigo tinha alguns problemas, nomeadamente:
Não mostrava o progresso dos alunos ao longo do ciclo de ensino.
Os resultados eram demorados e nem sempre chegavam a tempo para ajudar as escolas.
A forma como as provas eram avaliadas dificultava a análise e comparações.
As provas não eram bem vistas pelas escolas e não ajudavam a entender a perda de aprendizagem durante a pandemia.
O que esperar com o novo modelo?
Com o novo modelo, teremos:
Avaliações no final de cada ciclo (4.º, 6.º e 9.º anos e Ensino Secundário).
Comparabilidade dos resultados para acompanhar a evolução dos alunos de forma mais eficaz.
Uso de suportes digitais com mecanismos para garantir que todos tenham uma avaliação justa.
Relatórios rápidos para que escolas e alunos saibam onde estão a melhorar e onde precisam de mais apoio.
Transição: O que está planeado?
Para tornar a transição para este novo modelo o mais suave possível, vão ser feitas algumas coisas:
Os alunos vão passar algum tempo familiarizando-se com a nova plataforma digital.
Haverá provas-ensaio ao longo do ano para que todos possam se acostumar com o novo formato.
Essas provas-ensaio poderão até contar para as notas, se as escolas decidirem.
Este novo modelo vai ajudar as escolas a aperfeiçoar o ensino e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de brilhar. Preparados para o próximo capítulo?
Para mais dicas de regresso às aulas, consulte o nosso artigo do blog. Acreditamos que vai valer a pena!
Leia estes e mais artigos em https://babysisters.pt/blog/