EN / PT

Logo
Contacte-nos!

4 atividades lúdicas para trabalhar as emoções nas crianças

name
Baby Sisters

Editor

atividades-ludicas-para-trabalhar-as-emocoes

A infância é um período intenso de descobertas, onde aprender sobre emoções é tão essencial como saber fazer contas ou soletrar palavras difíceis como or-ni-tor-rin-co! Uffa!

Encorajar a inteligência emocional nas crianças, através de atividades sobre sentimentos e emoções na educação infantil, é algo que podemos dinamizar em família ou quando os seus filhotes estão com amigos, promovendo assim momentos divertidos em que a brincadeira e alegria ajudam no desenvolvimento desta capacidade entre risotas intermináveis.

Mas o que é a inteligência emocional, e porque é importante cultivá-la? 

A inteligência emocional consiste na nossa capacidade de compreendermos, gerirmos e expressarmos as nossas próprias emoções, assim como as emoções dos outros. É como um superpoder que as crianças podem desenvolver para construir amizades incríveis, enfrentar situações stressantes e fazer boas escolhas, especialmente quando se sentem sobrecarregadas. No fundo, é um tipo de 'modo ninja' da autorregulação!

Existem muitas atividades lúdicas para trabalhar as emoções e que são sobretudo atividades sobre sentimentos e emoções. Este tipo de exercícios lúdicos promovem a inteligência emocional nas crianças, podem ser usados em diferentes contextos e são fundamentais para o crescimento e bem-estar dos pequenotes. Avisamos, no entanto, que existe o perigo dos crescidos também quererem adotar estas estratégias. Imitadores! 

Vamos a alguns exemplos?

Atividades sobre sentimentos e emoções - educação infantil:

1. Teatro das emoções

Vamos ser verdadeiros atores das emoções! Criem um pequeno palco e incentivem as crianças a representar diferentes sentimentos. Elas podem expressar alegria, tristeza, raiva, medo, e os pais tentam adivinhar que emoção está a ser representada. Dar nomes às emoções num contexto de brincadeira ajuda a descodificar o que se passa dentro de nós. Ouviram, adultos?

2. O jogo das cores emocionais

Vamos criar um arco-íris de emoções! Associamos cada cor a um sentimento: o vermelho à raiva, o azul à tristeza, o amarelo à felicidade e o verde à calma. As crianças escolhem depois cores que representam os seus sentimentos e pintam ou desenham utilizando essas cores. É fascinante ver como as cores ganham vida e exprimem sentimentos tão diversos! E pelo caminho pode descobrir um mini artista! 

3. Arte no pote das emoções

Que tal criarmos um pote mágico de sentimentos? Peguem num frasco transparente e em alguns papéis coloridos. Peçam às crianças para escreverem ou desenharem as suas emoções do dia, de seguida dobram o papel e depois colocam-no dentro do frasco. No final da semana, abram o frasco e revejam as emoções vividas. É um momento de reflexão e partilha das experiências emocionais.

Esta atividade também reforça valores importantes como a empatia e permite que entendam que as emoções estão sempre a mudar e que, por isso, quando sentirem algo desconfortável, começarão a ter consciência de que irá passar. Assim como aquela ventania que levanta poeira e capachinhos. E, se quiserem, podem até fazer um arco-íris com os papéis e pendurá-lo na janela, para lembrar que depois da tempestade vem a bonança.

4. Jogo do Espelho Emocional

Um jogo simples mas poderoso. As crianças formam duplas, uma é a líder e a outra o espelho. A líder expressa emoções faciais e o "espelho" imita as expressões, tentando perceber e compreender o que a líder está a sentir. É um exercício excelente para desenvolver a empatia e compreensão das emoções alheias. Um efeito secundário desta atividade é o de provocar gargalhadas contagiantes devido às macacadas inevitáveis. Ficam avisados.

Como vimos nos exemplos partilhados, existem várias atividades sobre sentimentos e emoções na educação infantil.

Trabalhar a inteligência emocional é um investimento na felicidade e saúde mental, das crianças e de toda a família, porque seguindo o exemplo do jogo do espelho, a vida é também esse espelho e podemos assim inspirar-nos nos nossos pequenotes e na forma natural, divertida e espontânea como ganham competências emocionais.

Por isso, não hesitem em experimentar estas atividades com as crianças aí de casa e partilhar connosco as vossas experiências, dúvidas e sugestões. Estamos ansiosos por saber como foi a vossa aventura pelo mundo das emoções!

Leia mais artigos sobre psicologia infantil.

O seu filho tem tido mudanças de comportamento e súbita falta de apetite? Tem tido dificuldades em adormecer ou manter o sono e pesadelos frequentes? Isto são sintomas comuns em crianças com depressão. Leia mais sobre o artigo da Baby Sisters sobre Depressão infantil, e saiba como identificar sintomas, apoiar, superar e voltar a sorrir.