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Nem sempre as metodologias de ensino tradicional serão o mais adequado para certas crianças e para os objetivos dos respetivos pais. Muitas vezes na altura de inscrição das crianças na escola, ou até mesmo na escolha de uma babysitter que o vai ajudar na educação dos seus filhos, a escolha da metodologia de ensino ideal não é fácil.
Valoriza um ambiente de ensino familiar acolhedor onde o tempo de aprendizagem da criança é respeitado? Preocupa-se mais com a criação de rotinas e alimentação saudável? Ou prefere um método de ensino mais exigente e regrado? Cada metodologia de ensino segue uma abordagem diferente.
As metodologias de ensino podem ser definidas como o caminho pelo qual se atinge os objetivos de ensino-aprendizagem, ou seja, é um conjunto de ações de ensino que visam assegurar a aprendizagem de uma criança.
O educador e pedagogista Johann Pestalozzi idealizava que a escola deveria ser o segundo lugar da criança, onde a atmosfera fosse de amor e afeto. No método intuitivo de Pestalozzi, a educação é centrada no aluno.
Esta metodologia de ensino passa pela preocupação dos professores compreenderem cada etapa, aptidões e necessidades de cada criança. Pestalozzi afirmava que o processo educativo era composto por três dimensões humanas – cabeça, mãos, coração, e o objetivo de aprendizagem das crianças passava pela formação intelectual, física e moral.
O educador era contra o julgamento e, consequentemente, nas escolas que fundava não havia notas nem castigos. O educador defendia que a resolução dos problemas era a partir de soluções com raciocínio lógico, emocional e moral.
Escola em Portugal - Jardim Infantil Pestalozzi, Lisboa
Esta abordagem pedagógica é baseada na filosofia de educação de Rudolf Steiner. A pedagogia em questão procura integrar e envolver o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.
A metodologia Waldorf estimula o sentir, a imaginação e a criatividade através por exemplo, da leitura de contos e de atividades artesanais. A partir destas componentes o objetivo principal desta metodologia de ensino é educar e conduzir para que cada aluno, ao seu ritmo, construa um pensamento/raciocínio livre e autónomo, para que cada criança consiga desenvolver uma personalidade única, equilibrada e integrada socialmente.
Atualmente é cada vez mais valorizada a alimentação e a relação com a comida e escolas com a metodologia de ensino Waldorf, educam e ensinam as crianças a comer com equilíbrio e cuidado, criando hábitos alimentares mais saudáveis.
A abordagem pedagógica Waldorf não é focada em livros ou recursos didáticos tradicionais, mas em técnicas e materiais e colocam o aluno em contato com a natureza e com atividades do dia a dia.
Escola em Portugal – Escola Waldorf Jardim do Monte, Vila Franca de Xira
Ao contrário das duas anteriores metodologias de ensino, esta pedagogia fundada por João de Deus, foca-se na aprendizagem da fala através da leitura. Os professores recorrem à linguagem oral e a grafismos que auxiliam na decomposição das palavras, mantendo o grafismo e a sonoridade das mesmas. Tem uma disciplina verdadeiramente rigorosa e o seu ensino é muito exigente.
As principais características da Cartilha Maternal passam pela implementação de disciplina rigorosa e materiais de ensino exigentes, estimulando as capacidades metacognitivas das crianças, incitando a auto correção de cada criança, e ensinando a nunca ler de cor.
Escola em Portugal – Associação de Jardins Escolas João de Deus, Torres Vedras
Este método reflete a importância do respeito pelo individualismo de aprendizagem de cada criança, por meio do desenvolvimento natural e espontâneo de cada uma.
Maria Montessori, fundadora desta metodologia, tem como principal pressuposto a liberdade e o valor de que cada criança tem e transmite individualmente. Esta educadora também acreditava na autoeducação das crianças e que cada uma deverá ter autonomia suficiente para aprender e desenvolver- se de maneira ativa, no respetivo ritmo.
Um conceito que está diretamente relacionado com este método de ensino é a tendência liberal renovada progressivista, que defende que o aluno é o foco principal e que as restantes componentes de ensino - como aprendizagem, professores e o ensino - devem ser direcionadas para as capacidades e competência de cada aluno.
Relativamente aos conteúdos de ensino, o mesmo deve variar consoante as necessidades das crianças e deverão ser desenvolvidos de acordo com o interesse que é despertado por cada aluno.
Tendo como objetivo central “aprender a aprender", o ensino deve ser articulado com experiências, descobertas e atividades, com as quais as crianças possam aplicar e desenvolver as competências.
Escola em Portugal - Escola Montessori do Porto, Porto
Para além das pedagogias mencionadas podem suscitar interesse as seguintes também High-tech, Velaverde, ou Escola da Ponte, que apresentam qualidades e métodos de ensino bastante diferenciadoras. Para saber mais sobre outras metodologias de ensino, consulte o link.