Quando e como deverá ser iniciada a alimentação complementar?

Cover website Articles 5

Nutrição Infantil – as necessidades energéticas das crianças

A fase da introdução alimentar/complementar é essencial para o desenvolvimento do paladar, mastigação e boa relação com os alimentos.

Quando começar?

Bebés saudáveis e de termo devem iniciar a alimentação complementar aos 6 meses e/ou presença de todos os sinais de prontidão, sendo que, o ideal até esta idade é o aleitamento exclusivo (materno ou fórmula) (DGS; OMS; Associação Americana de pediatria).

E o que são sinais de prontidão?

  • Sentar sem apoio
  • Segurar bem a cabeça
  • Boa coordenação de olhos-mãos-boca
  • Interesse pelos alimentos
  • O reflexo de protrusão da língua diminuído

Apenas por volta dos 6 meses o sistema digestivo se encontra totalmente preparado para receber alimentos além do leite!

E como iniciar?

Escolher legumes e frutas da época e oferecer na textura que mais fizer sentido para a família…é tão simples assim!

Hoje em dia há muita necessidade de rotular tudo, e na verdade deve fazer o que mais fizer sentido para vocês como família. Pode oferecer de forma mais tradicional através de purés (sopas) e ir progredindo ao longo dos meses a textura para cada vez mais sólido. Pode também oferecer os alimentos na sua forma natural, com os cortes seguros para cada alimento.

É muito importante oferecer sempre fontes de ferro ao bebé (leguminosas, carne, peixe, ovo, etc), pois é um mineral essencial nesta fase. Mesmo que inicie a alimentação de forma mais tradicional, recomendo expor o bebé a alimentos sólidos para ele explorar, mexer, cheirar e por fim, provar 😊 Por exemplo, ao oferecer vegetais desta forma, irá contribuir para uma relação mais saudável do seu filho no futuro com estes alimentos, pois na sopa não conseguem visualizá-los.

Caso tenha muitas dúvidas, aconselho a procurar uma nutricionista infantil, para iniciar a alimentação do bebé de forma segura, informada e feliz!

by Olis Kitchenn, Nutricionista materno-infantil

Se quiser ler este e mais artigos, veja mais em https://babysisters.pt/blog/