Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança
Formação DGERT para Babysitters
Carga horária da formação: 25 horas
Objetivos da formação:
- Identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.
2. Planificar as rotinas diárias e as atividades promotoras do desenvolvimento das crianças.
3. Desenvolver as atividades lúdico-didáticas relacionando-as com o quotidiano das crianças na família e comunidade.
4. Reconhecer a importância da integração dos valores e princípios educativos na atividade de ama.
Conteúdos:
- Formas de organização do espaço físico, do equipamento e material necessário ao exercício da atividade de ama
- Desenvolvimento das rotinas com as crianças
- Entrada, acolhimento e saída das crianças e familiares
- Cuidados de higiene
- Apoio na alimentação
- Descanso
- Cuidados em situação de doença ou acidente
- Atividades promotoras do desenvolvimento com crianças dos 0 aos 3 anos
- Jogos sensoriomotores
- Jogos relacionais ou funcionais
- Jogos de construção
- Jogos simbólicos ou “faz de conta”
- Jogos de linguagem: histórias, lengalengas, destrava línguas, canções, outras
- Planeamento das rotinas diárias e das atividades promotoras do desenvolvimento.
- Importância do brincar no contexto da relação e dos cuidados diários à criança: papel do adulto no brincar; Socialização e autonomização da criança; Descoberta do mundo natural.
- Importância da garantia da continuidade das rotinas da criança na ama e na família
- Intencionalidade educativa no trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos
- Estratégias de implementação das rotinas e atividades
- Regras e limites