Alimentação e Nutrição Crianças
O Natal… Aquela época que muitos pais temem, principalmente quando têm filhos ainda bebés ou crianças pequenas!
Começando pelo início: não é recomendado oferecer doces, ou alimentos ricos em açúcar, a crianças com idade inferior a 2 anos. Todos os familiares e/ou amigos devem ter conhecimento, para não haver oferta fora da vossa vista, que além de desagradável, pode ser bastante perigoso (possíveis alergias, risco de engasgo, etc).
E porquê?
Bem, em primeiro lugar, nestes primeiros 24 meses de vida, inicia a alimentação complementar, ou seja, quando os nossos bebés deixam de se alimentar apenas de leite, e iniciam a sua alimentação com sólidos. E nestes primeiros 2 anos temos uma maravilhosa (e irrepetível!) oportunidade de “moldar” o paladar deles ao sabor amargo. Ao introduzirmos alimentos açucarados demasiado cedo, poderemos incentivar ao consumo elevado destes alimentos mais tarde, ou até na vida adulta, uma vez que o doce é inato.
Em segundo lugar, os doces tradicionalmente oferecidos às crianças têm uma forma arredondada e têm uma textura dura, sendo por isso de alto risco de engasgo, e devem ser evitados até aos 4 anos, sendo eles os chupa-chupas, rebuçados, gomas, pintarolas, etc.
Em último lugar, e não menos importante, temos as cáries. Estes alimentos altamente ricos em açúcares são propícios ao crescimento de cáries nas crianças, pois a lavagem dentária pode não ser a ideal nestas idades.
Fala-se em extremismo ou fundamentalismo, quando se abordam temas como este. Pois bem, realmente o equilíbrio é fundamental em tudo na nossa vida, e na alimentação não é diferente. É verdade que “dias não são dias” ou que “uma vez não faz mal”, no entanto na pequena infância isso não se aplica. Ou seja, não recomendo contacto algum com doces ou chocolates ou bolos com açúcar em geral, até aos 2 anos. Eles não vão sentir falta daquilo que não conhecem. Lembrem-se disso!
Ao invés de oferecer alimentos desse tipo, podemos sim preparar algumas receitas para eles também terem um dia especial na noite de Natal, tais como um bolo de banana e frutos secos, um leite-creme babyfriendly, ou bolachas de canela e gengibre sem açúcar! Então se eles ajudarem na preparação destas receitas, vão adorar! Muito mais do que comer um pão-de-ló comprado na confeitaria da esquina… Feliz Natal!
by Olis Kitchenn, Nutricionista materno-infantil
Se quiser ler este e mais artigos, veja mais em https://babysisters.pt/blog/
