O Halloween em Portugal: História e Celebração
O Halloween, embora tenha raízes profundas nos Estados Unidos, ganhou popularidade em todo o mundo, e Portugal não foi exceção. Neste artigo exploramos e aprofundamos este Dia de Halloween, a história por trás da sua celebração, tendências de disfarces para este ano, e sugestão de programas para fazer com os miúdos neste dia.
Como nasceu o Dia de Halloween?
Dizem os historiadores que o Halloween terá tido origem numa celebração celta, o Stamhain, que significava o “fim do verão”. Na época, era uma festa que começava no dia 31 de outubro e durava 3 dias – os celtas acreditavam que nessas noites havia uma maior proximidade entre mortos e vivos, e para os receber, os familiares deixavam comida e bebida às portas das casas.
No século VIII, a Igreja Católica institui o Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro, e em 1845, a tradição acaba então por viajar da Irlanda para a América do Norte, com as pessoas forçadas a imigrar, na sequência da Grande Fome. É aí que surge a tradição na sua forma mais moderna de “trick or treat?” (em português doçura ou travessura), que seria exportada nos anos seguintes para vários países, entre os quais, Portugal.
“Este é um costume muito recente em Portugal, de Data dos anos 1980. Não terá mais do que 20 ou 30 anos”, disse o sociólogo Moisés Espírito Santo, ao Diário de Notícias, acrescentando que os portugueses “aceitaram facilmente o Dia das Bruxas”.
Mas antes da importação deste costume já os portugueses celebravam o Pão por Deus, e ainda existem algumas zonas mais rurais do país, especialmente no Norte e no Centro, onde as criancinhas disfarçadas vão de porta em porta a pedir doces e dinheiro. Hoje em dia há quem atire ovos ou farinha a quem nada oferecer, mas antigamente esta prática não era comum.
De certa forma só importámos a palavra Halloween, porque o costume já existia! Se no passado as pessoas acreditavam que no Halloween, as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinham vivido, hoje, o Dia de Halloween é sobretudo, uma noite de diversão.
O que se diz no Halloween?
No Halloween as saudações mais comuns incluem “Feliz Dia das Bruxas!” ou “Doce ou Travessura” (“Trick or Treat!”). As crianças vestem fantasias assustadoras e percorrem as ruas pedindo doces aos vizinhos. As festas muitas vezes têm decorações de bruxas, fantasmas, abóboras e outros elementos assustadores.
Quais os disfarces mais populares para o Dia de Halloween deste ano?
Se gosta de acompanhar tendências, inspirámo-nos nas listas da Brit.co e da CNN para os difarces mais populares deste ano:
- Barbie: Inspirado pelo filme de Greta Gerwig, este traje destaca o poder por trás da icónica boneca.
- Oppenheimer: Numa mistura entre a Barbie e o J. Robert Oppenheimer, o homem por trás da bomba atómica, cria-se um disfarce “Barbenheimer.”
- Wednesday Addams: Um clássico com um toque gótico, perfeito para os fãs da família Addams.
- Ahsoka: Para os fãs de Star Wars, uma versão autêntica ou descontraída do traje de Ahsoka.
- Spider-Man: este clássico está sempre em alta, graças ao sucesso de “Spider-Man: Across the Spider-Verse.”
- Bear: fantasias de urso estão entre as mais procuradas devido à série “The Bear”.
2. Ideias para fazer com as crianças no Dia de Halloween?
1. Maratona de cinema de arrepiar:
E que tal planear uma sessão de cinema de terror e com as crianças? Existem muitas opções para todos na televisão em canais como o Panda, Disney Channel e Disney Junior, e em várias plataformas de streaming, como Disney+, Netflix, Amazon Prime, e outros. Para facilitar o planeamento, espreite algumas das nossas sugestões de filme de halloween infantil.
- Contos de medo (Netflix)
- Hotel Transylvania (na Netflix)
- Toy Story de Terror (Disney +)
- Wednesday (Netflix)
- Magia e poções (Disney +)
- Uma casa suspeita (Netflix)
- Familia de Arrepiar (Amazon Prime)
- Regresso ao Frankenstein (Disney +)
- A casa fantasma (Netflix)
Tudo o que precisa é de reunir a criançada no sofá, arranjar cobertores e fazer pipocas.

2. Contos de terror
O terror também pode ser encontrado nas páginas de bom um livro, desde os clássicos aos mais obscuros, e as vozes que se podem dar asas à imaginação de todos. Alguns livros para ler em família, acompanhado de uma lanterna e um cobertor para proteger dos monstros que possam aparecer. Eis algumas sugestões:
- Bruxa Mim – Mimi e Rogério
- Mortina e o Primo Odioso
- Contos Arrepiantes da História de Portugal – Idade Média Medonha
- À Boleia com a Bruxa
- A Fantasminha Bu
- Marcelina e a Noite de Halloween
- Aranha Antonieta – Formas
- Trincas – O monstro dos livros
- Ruca e o dia das bruxas
- Dora e o dia das bruxas
- Corre corre, cabacinha
- Uma Aventura na Noite das Bruxas
3. Atividades para criar o pânico
E que tal fazer os três programas? Assistir a uma sessão de filmes, ler um livro e mergulhar em atividades manuais? Existem várias animações de Halloween que podem criar para decorar a sala (talvez seja melhor evitar o quarto).
Já alguma vez experimentou esculpir uma abóbora de halloween? Embora pareça coisa de filme, na verdade, é bem menos complicado do que parece.
Primeiro, escolha uma abóbora bem redonda e desenhe o rosto que deseja esculpir. Com cuidado, comece a recortá-lo usando uma faca (lembre-se de que esta parte é mais adequada para os mais velhos). Não se esqueça de criar uma tampa na parte superior da abóbora para remover a polpa. Após terminar, basta colocar uma vela dentro.

Hoje o Dia de Halloween é uma fusão única de tradições do mundo antigo e festividades modernas, mas é sobretudo uma altura em que garotada e graúdos se vestem a rigor, decoram, deliciam-se com doces e se divertem num dia de magia e imaginação. Bons disfarces!
Leia mais artigos em https://babysisters.pt/blog/