No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas para chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam, hoje, 73 anos mais tarde, a comemoração do dia manteve-se.
Origem e Significado do Dia das Crianças
O Dia das Crianças tem a sua origem ligada à luta pelos direitos das crianças e à procura por melhores condições de vida e educação. Foi proclamado pela primeira vez em 1950, onde Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, e proteção contra todas as formas de exploração.
Apesar da ONU reconhecer o dia 20 de novembro como Dia Mundial da Criança, por ser a data onde foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos das Crianças (em 1959), e em 1989 a Convenção dos Diretos da Criança, em Portugal e países lusófonos, o Dia das Crianças é celebrado a 1 de junho.
Não existe uniformização da data para a celebração dos direitos das crianças, contudo, o seu objetivo será sempre o mais nobre.
A Importância da Proteção e dos Direitos das Crianças
Para além das comemorações que se realizam, muito promovidas por escolas e empresas, o Dia das Crianças é uma ocasião para refletir sobre a importância de garantir um ambiente seguro, saudável e acolhedor para o desenvolvimento das crianças. Nesta data também são promovidas campanhas de consciencialização sobre temas como educação, saúde, proteção contra a violência e exploração. É um momento para relembrar que todas as crianças têm direito a uma infância feliz e saudável.
Crianças no mundo
De acordo com um relatório da ONU, o número de crianças entre os 0 e 14 anos no mundo atualmente é de 1,82 biliões, representando cerca de 28% da população mundial.
Globalmente, um bilião de crianças vive em pobreza multidimensional, ou seja, sem acesso à educação, saúde, casa, alimentação, saneamento ou água. Segundo um relatório da ONU, o número de menores a viver em pobreza aumentou 15% durante a pandemia de COVID, revertendo o progresso que se tinha vindo a verificar anteriormente.

O que fazer no Dia das Crianças?
Além das atividades e eventos especiais realizados em escolas e comunidades, o Dia das Crianças também pode ser comemorado de forma especial em família, em casa ou fora.
Dicas para um Dia das Crianças especial em casa:
- Prepare um pequeno-almoço especial para as crianças com panquecas divertidas ou animais de fruta;
- Faça uma sessão de cinema em casa com pipocas, sumos e tudo o que eles mais gostam. Para um ambiente aconchegante, arranje almofadas e cobertores.
- Organize jogos e brincadeiras – caça ao tesouro, jogos de tabuleiros, escondidas, teatro de fantoches, ou qualquer atividade que as crianças gostem.
- Crie uma obra de arte em família. Separe materiais de pintura, lápis de cor, tesouras e papel e faça uma tarde de arte em família. Cada um pode criar a sua própria obra-prima ou colaborar numa grande obra coletiva.
- Caso tenha um espaço exterior, pode preparar um piquenique no jardim. Monte uma toalha no chão, prepare lanches saudáveis e aproveite o dia ao ar livre.
- Realize uma sessão de conto de histórias.
- Aproveite o Dia das Crianças para ensinar às crianças sobre a importância deste dia, da solidariedade e da empatia. Pode promover ações solidárias, como doação de brinquedos, roupas ou alimentos para instituições de caridade.
Além disso, alguns eventos a acontecer no Dia da Criança:
- No Pavilhão dos Descobrimentos em Lisboa, celebra-se o Dia das crianças, com um programa especial para pequenos cientistas.Veja o programa completo.
- Ainda em Lisboa, no Castelo de São Jorge, assista a um festival dedico ao brincar e às crianças. Consulte a agenda de vários dias, com pinturas, histórias, jogos e teatros.
- Em Coimbra, o programa que propomos é no Portugal dos Pequenitos – Artes no Parque, para um programa cultural. A programação estende-se até segunda dia 4 de junho.
- E por fim, no Porto, no Museu e Bibliotecas do Porto, numa programação expandida, 3 dias consecutivos com palavras e livros, cinema e música, tanto para miúdos como para graúdos. Explore a programação.
Para além da diversão que este dia pode proporcionar às crianças e à família, que continuemos a lembrar-nos da importância dos direitos das crianças.
Leia mais artigos em https://babysisters.pt/blog/