Posso, esporadicamente, levar o meu filho às cadeias de fast-food?

Quando as crianças pedem para ir ao Mc Donalds
Alimentação e Nutrição nas Crianças – Comida fast food!

É um tema polémico… uns consideram fundamentalismo, outros não…mas na minha opinião, como nutricionista infantil, é não considerar essa oferta até aos 2 anos, no mínimo.

E porquê?

Bem… em primeiro lugar, porque não precisam! Como já falei anteriormente, a introdução alimentar, ou complementar, dá-se sensivelmente até aos 2 anos de idade da criança. E nesta fase devemos de oferecer tudo o que é da época, nutricionalmente mais rico e saudável. Não considero que estes locais ofereçam vantagens em qualquer um destes três pontos.

Posto isto, também não quero dizer que após os 2 anos já pode ir todos os Sábados comer a uma cadeia de fast-food. A ideia é a criança crescer com a noção do que é o regular, e o que é a exceção.

Se os pais têm o hábito de frequentar esses locais não vejo mal em levar os filhos, se for de forma esporádica. No entanto, o que observo imenso é que o único interesse das crianças é o brinquedo dos menus infantis.

Vamos então mudar mentalidades do “coitadinho, tem de provar o que é bom?”. A criança tem toda uma vida para experimentar todo o tipo de alimentos.

E se a criança pedir?

Bem, aqui tem duas opções: vá, desfrute do momento e tudo bem. No entanto, não obrigue a criança a comer fruta ou sopa antes se ela não quiser, com a condição de não poder comer o restante. Exceções são para todos, não apenas para os adultos.

Ou então como opção, vá ao supermercado com eles, compre um desses “mini brinquedos”, escolham os ingredientes favoritos para rechear o hambúrguer (por exemplo), façam batatas “fritas” naturais no forno ou na Airfryer com azeite, em vez de fritas em óleo. E assim estará a proporcionar um serão diferente em família, onde vão todos confecionar juntos e comer uma comida que, além de mais saudável, será com certeza muito mais saborosa.

by Olis Kitchenn, Nutricionista materno-infantil

Leia todos os artigos em https://babysisters.pt/blog/