Perguntas e conselhos na contratação de um serviço de babysitting

As babysitters das Baby Sisters

Uma nova realidade – serviços de babysitting

As alterações das exigências laborais e as alterações da estrutura familiar têm vindo a aumentar a procura por serviços de babysitting. Os imprevistos como reuniões e jantares de trabalho, jantar com amigos, ou mesmo um momento para investir na relação de casal leva cada vez mais pais a recorrerem a serviços de babysitting para manterem o seu bem-estar e o dos seus filhos.

É então que as Agências de babysitting surgem como resposta a estas necessidades, com serviços de apoio ao domicílio, em variados formatos. O trabalho de babysitting envolve grande responsabilidade e requer que a babysitter apresente formação técnica, qualificação, competências, e experiência para o desenvolvimento da criança. Deverá ainda ter capacidade de assistência em caso de acidente.

Uma babysitter qualificada irá realizar actividades adequadas à idade da criança, proporcionando momentos divertidos que promovem novas aprendizagens e desenvolvem competências das crianças a todos os níveis.

Encontrar a babysitter, nanny, ou au pair ideal é uma questão emocional e sensível, e por isso deixamos alguns conselhos no momento de o fazer, para que tudo corra pelo melhor. 

Conselhos na contratação de um serviço de babysitting

Primeiramente, é importante que os pais estejam cientes que a qualidade do serviço prestado também depende da sua capacidade de verbalizar as suas expectativas. Deverão dar indicações claras quanto às regras, bem como comunicar as rotinas e hábitos da família de forma à babysitter conhecer as dinâmicas familiares e ajustar o seu trabalho à família.

Assim, os pais deverão dar todas as informações básicas:

  • Contactos de familiares e do pediatra;
  • Gostos alimentares, intolerância, alergias e horários de alimentação;
  • Jogos e peluches preferidos;
  • Rotinas e horários para dormir;
  • Outras que considerem relevantes (horas para ver televisão ou mexer no telemóvel).

Paralelamente, deverá explicar à criança que o serviço de babysitting irá ocorrer, de que forma se vai proceder e tranquilizá-las quanto a essa situação. As crianças sentem-se mais seguras quando sabem o que vai acontecer durante o dia e o que é esperado delas. Assim garantimos o seu equilíbrio e conforto, evitando comportamentos de ansiedade ou de oposição.

Que outras questões devo colocar à agência ou à babysitter?

  • Deverá pedir à babysitter o seu contacto bem como informação sobre as suas qualificações;
  • Deverá certificar-se de que a babysitter se desloca a casa da criança, um espaço conhecido e seguro, para uma experiência positiva (a maior parte dos serviços de babysitting são ao domícilio, mas nunca é demais clarificar);
  • Poderá questioná-la sobre questões mais de carácter, como por exemplo, “Porque decidiu tornar-se babysitter?”, ou “O que considera ser mais importante no cuidado de uma criança?”;
  • Dê espaço para que a própria babysitter também faça ela as perguntas, e garantir que tem tudo esclarecido;
  • Tentar garantir a presença sempre da mesma babysitter. Uma das maiores necessidades da criança é saber que todos os dias irá encontrar os mesmos cuidadores. A estabilidade e a previsibilidade são essenciais para o equilíbrio emocional das crianças, sobretudo das mais pequenas. Em caso de babysitting ocasional, isto poderá ser mais difícil de conseguir. 

Em suma, quando uma família procura um serviço de babysitting deve comunicar as suas expectativas e preocupações. Esta comunicação é muito importante para garantir a qualidade do serviço. Estabelecer meios de comunicação abertos irá beneficiar todos as partes (criança, família e cuidador).

Esperamos que este guia tenha ajudado a pensar em todos os temas que deverá abordar no momento da contratação, e que facilite o processo. 

Obrigada Chantal Johanna Feron. Para saber mais sobre a Psicologia Clínica consulte o website. 

Se pretender saber mais sobre as nossas babysitters, leia o artigo “5 razões para escolher as nossas babysitters”.

Ainda assim, se tiver mais questões, não hesite em contactar-nos https://babysisters.pt/formulario-agendamento/ ou através do WhatsApp (+351) 938 912 512.