Como variam as necessidades energéticas de uma criança?

Babysitting maternidade
Alimentação e Nutrição nas Crianças – Necessidades energéticas

A variação das necessidades energéticas de uma criança, talvez seja dos temas que mais preocupam os pais, e na verdade é o que menos importa em bebés saudáveis! Pois bem, até aos 24 meses, a maior preocupação deve passar por oferecer a maior quantidade de alimentos saudáveis, diversificados, ricos em ferro e em gorduras insaturadas.


O cálculo das necessidades energéticas na infância são muito variáveis de criança para criança, na medida em que dependem da idade, género, composição corporal, atividade física, entre outros fatores.


Até ao 1º ano de vida, as necessidades estão muito aumentadas, devido ao rápido crescimento, no entanto a maioria dos cuidadores têm uma expectativa muito elevada relativamente ao consumo alimentar de um bebé, pois o estômago deles é muito pequeno, sendo por isso necessário oferecer alimentos energéticos e de pouco volume!


Entre os 12 e 24 meses, o apetite pode diminuir bastante, podendo também acontecer uma grande seletividade alimentar. Alimentos que o bebé até gostava bastante, passou a não achar graça. É tudo muito normal, e em vez de o valor energético diário ser um quebra-cabeças, devem sim ter em conta em oferecer todos os grupos dos alimentos (mesmo que bebé não coma), e deixar que o bebé decida a sua saciedade e a sua vontade de comer. A exposição mais uma vez é fundamental!


É sempre importante frisar que na maioria dos casos, as necessidades energéticas são supridas através de uma alimentação completa, equilibrada e rica nutricionalmente, variando os alimentos em todas as refeições.


Em caso de perdas de peso, ou de diferenças claras nas curvas de percentil ou de alguma diferença comportamental do bebé, deve procurar avaliação junto ao médico assistente e/ou um(a) nutricionista infantil.

by Olis Kitchenn, Nutricionista materno-infantil

Se quiser ler este e mais artigos, veja mais em https://babysisters.pt/blog/