6 pequenas dicas para ajudar a introduzir o babysitting na nova dinâmica familiar
Seja em que circunstância for, e pelo período que for, é importante que as crianças se habituem à pessoa que irá tomar conta deles e habituarem-se ao babysitting. Às vezes não é fácil para as crianças habituarem-se a uma pessoa nova, e de certa forma estranha, a tomar conta deles e a coabitar na mesma casa. Todas as crianças são diferentes e poderão lidar com isto de forma diferente. Se está a pensar contratar um serviço de babysitting, deverá preparar bem esta introdução, especialmente se for a primeira vez.
Preparar a criança para o babysitting é fundamental e os pediatras concordam que existe uma série de técnicas que pode pôr em prática para fazer esta integração de forma mais suave:
1. É importante que a criança saiba atempadamente que ficará com uma babysitter. As crianças precisam de tempo para se habituarem à ideia, por isso é sempre uma boa ideia falar disso antecipadamente, algum dia antes do babysitting. Assim, no dia, a criança não será apanhada de surpresa. Enquanto mãe/pai, deverá transmitir que tem confiança na pessoa que escolheu perante o seu filho.
2. É igualmente importante nesta primeira conversa transmitir à criança que deverá respeitar a babysitter e obedecer-lhe, assim como faz com os pais.
3. No decorrer da conversa com a criança, demonstre entusiasmo com a chegada da babysitter. Fale sobre como será divertido e fale das coisas que vão fazer em conjunto. Pode ajudar indicar à babysitter o seu jogo ou brincadeira preferida do seu filho, para que depois o façam em conjunto.
4. No primeiro momento de interação com a babysitter, a criança deverá conhecê-la consigo por perto. Dedique algumas horas a este momento. Estejam os 3 no mesmo espaço durante algumas horas, se possível.
5. O conhecimento entre a babysitter e a criança não deverá ser forçado, e deverá ser feito o mais natural possível, evitando o contacto físico. É importante que seja a criança a sentir-se confortável para dar o primeiro passo para uma eventual brincadeira.
6. Esteja atento à forma como a criança está a interagir com o/a babysitter. Esteja atento aos seus comportamentos para tentar perceber a aceitação da babysitter por parte da criança.
Se tiver mais questões ou pretender saber algo sobre os nossos serviços, não hesite em Formulário Agendamento Babysitting, Nanny e Animação Infantil (babysisters.pt) ou através do WhatsApp (+351) 938 912 512.