15 destinos para férias em família, para o verão de 2022

ferias em familia

Para quem ainda está a planear as suas férias em família de verão, percebemos bem que a escolha tanto do local como do alojamento seja essencial – é importante que tenham as comodidades e a diversão certa para as crianças! Por isso criamos este artigo com 15 sugestões de hotéis ideais para férias em família, de norte a sul do país, tanto com bebés como com crianças, e até mesmo algumas sugestões com tudo incluído. 

Começamos a nossa lista de sugestões de destinos para férias em família pelo Norte.

Hotel fábrica do Chocolate, Viana do Castelo

Para famílias gulosas

Este hotel tem uma excelente localização dentro da cidade de Viana, a poucos minutos do Rio Lima. O Hotel Fábrica do Chocolate é perfeito para famílias gulosas, com uma decoração que vai deixar água na boca, todo ele em chocolate. Para os hóspedes que ficarem aqui, as opções de alojamento têm capacidade até 2 adultos e 2 crianças, a visita ao Museu do Chocolate é gratuita e pode ainda desfrutar de uma chocoterapia! Ficou com água na boca? 

Saiba mais em https://www.fabricadochocolate.com/en/Home.aspx

Feel Viana Sport Hotel, Viana do Castelo

Para umas férias em família em modo “active cozy”

O FeelViana é um hotel sustentável de 4 estrelas superior, todo ele em madeira, perfeitamente enquadrado no cenário que o acolhe, numa fusão entre relaxamento e prática desportiva. Aqui poderá escolher entre as várias opções de alojamento (suítes e bungalows) e depois é só escolher a diversão – desde o Sports Center com atividades aquáticas (Kitesurf, Wing Foiling, Windsurf, Surf, Stand Up Paddle, Wakeboard, etc…), ao Wellness Center (com spa, massagens, aulas de yoga e pilates), ao Kids Club (com atividades lúdicas, jogos educativos, workshops de trabalhos manuais e muitas brincadeiras ao ar livre).

Saiba mais em https://feelviana.com/pt/home

Chao do Rio, Travancinha

O verdadeiro turismo de aldeia

Aqui os alojamentos são casas tradicionais em pedra, e o espaço tem uma piscina biológica e um rebanho de ovelhas. Para quem gosta do contacto com a natureza e especialmente de uma experiência diferente, o destino é ideal. Como os detalhes fazem a diferença, no momento da chegada os hóspedes têm ao seu dispor vários produtos num grande cesto para o pequeno-almoço, e o pão fresco é entregue todos os dias à tarde. No Chão do Rio pode ainda encontrar um parque infantil, bicicletas gratuitas, carros de mão (para transporte de malas ou brincadeiras com crianças), uma pequena loja de recordações regionais, uma lareira de exterior, uma horta tradicional e animais de quinta. Dado a sua proximidade, aproveite ainda para conhecer toda a Serra da Estrela e as suas paisagens de verão.

Saiba mais em https://www.chaodorio.pt/

 OHAI Nazaré, Nazaré

Férias numa reserva natural de pinheiros bravos 

Um lugar único com o melhor de dois mundos – natureza e conforto. Várias e diferentes opções de acomodação – apartamentos, bungalows, parcelas, ou glamping – e diversão que não vai faltar. O Ohai destaca-se também por ter a mais alta piscina de toda a Europa feita exclusivamente com contentores navais, um parque aquático cheio de escorregas e repuxos, piscinas e desportos aquáticos, e atividades tanto para adultos como para crianças, disponíveis todos os fins de semana: artes circenses, ateliers de pintura, um espaço de dança, caça ao tesouro, e muito mais! Para além disso, dada a sua localização, poderá ainda desfrutar da natureza do Parque Nacional de Leiria, a maior reserva ecológica de pinhal da Península Ibérica.

Saiba mais em https://ohairesorts.com/nazare/

Nau Lago Montargil & Villas, Montargil

A viagem que quiser, numa planície tipicamente alentejana

Contemplação, descanso, desporto e passeios. Se não sabe bem o que procura para as suas férias em família, então este pode ser o hotel que procura. Com uma vista que alcança uma planície tipicamente alentejana, que se torna única com a água que a envolve, a Barragem de Montargil, este hotel no coração do Norte Alentejano pode ser a viagem que quiser. Durante o verão, todos os serviços do Nau estão disponíveis: desde os 2 restaurantes (um à la carte, outro buffet), aos três bares, passando pelo Kids Club com atividades para miúdos dos 3 aos 12 anos (da hora do conto à hora do videojogo), às seis piscinas exteriores (duas delas para crianças). O problema vai ser mesmo ter tempo para tudo!

Saiba mais em https://www.lagodemontargilhotel.com/

Monte Xisto Hotel Rural, Santiago do Cacém

A paz do litoral alentejano 

Se ainda não conhece a costa vicentina, devia conhecer. Num conceito moderno no litoral alentejano, neste monte pode optar por ficar no hotel ou na casa de campo (localizada numa zona exterior para maior independência e privacidade). Desenhada para abraçar a paisagem, a piscina panorâmica é a conjugação perfeita entre a arquitectura moderna e o espírito rural, e a zona das crianças tem todas as condições para aproveitar os melhores momentos aquáticos junto dos seus filhos e, ao mesmo tempo, descansar e aproveitar a natureza do espaço. Neste hotel os animais de estimação também são bem vindos, e os hóspedes têm ao seu dispor serviços de transfer privativo, babysitting ou massagens.

Saiba mais em https://montexisto.com/casa-de-campo/

Monte do Cerro, Porto Covo

Um pequeno oásis numa reserva natural

Entre o campo e o mar, o Monte do Cerro promete uma experiência imersiva na mais pura tranquilidade, ficando próximo de tudo o que possa querer – a histórica cidade de Sines a 20 km, Porto Covo e a Ilha do Pessegueiro a 4 km, e Vila Nova de Milfontes a 15 km. Num lugar encantador com ambiente calmo e harmonioso, o monte disponibiliza 3 casas rústicas separadas, de tipologia T1, que inclui quarto de casal e mais duas camas extra para jovens e crianças, até um máximo de 4 pessoas por cada casa. Para além disso tem à disposição dos hóspedes passeios a cavalo, mergulho, passeios de barco, pesca, e passeios de bicicleta.

Saiba mais em https://www.montedocerro.pt/

Martinhal Sagres, Sagres

Férias num Resort de luxo junto à praia

Localizado na ponta ocidental do Algarve, Sagres é uma região de paisagens dramáticas, penhascos e praias douradas à espera de serem descobertas. Elegante e orientado para o design, o Martinhal Sagres foi projetado para quem viaja com os miúdos: 5 Kids Club divididos por idades (de bebés de 6 meses a adolescentes de 17 anos), 5 piscinas, insufláveis, trampolins, mercado com itens essenciais para bebes (fraldas, papas, pós, etc…), bicicletas para alugar, lavandaria para crianças, 3 restaurantes com zona para crianças, uma ementa para bebés a partir dos 6 meses, e até um kids bar com uma carrinha pão de forma onde os miúdos se podem sentar e pedir um “strawberry sparkling lemonade” ao balcão (um dos muitos cocktails sem álcool). Um verdadeiro parque de diversões child friendly!

Saiba mais em https://www.martinhal.com/sagres/pt/

Vila Galé Lagos, Lagos

Férias para desfrutar do hotel e da cidade!

O hotel Vila Galé Lagos namora o areal da Meia Praia, no Algarve, e deslumbra pela vista arrebatadora para o mar. Dedicado à moda, este hotel em Lagos contou com a participação de conceituados estilistas portugueses (Ana Salazar eou José António Tenente), que cederam peças originais e imagens dos seus desfiles para ‘vestir’ o hotel. Para além disso, poderá desfrutar do spa Satsanga com piscina interior dinâmica, 3 restaurantes com sugestões gastronómicas da região, clube de crianças, e campos de ténis. Com restaurantes, cafés e supermercados a cerca de 10 minutos de carro, pode optar por fazer as suas refeições todos os dias num sítio diferente. Se preferir ficar pelo hotel, aproveite as pizzas artesanais. Para passear, a poucos minutos de carro, pode levar os miúdos a uma visita ao Museu de Cera dos Descobrimentos, ir à marina de Lagos, ou sair num passeio de barco à descoberta das grutas.

Saiba mais em https://www.vilagale.com/br/hoteis/algarve/vila-gale-lagos

Pestana Blue Alvor, Algarve

Um resort 5 estrelas com tudo incluído onde as crianças não pagam!

Num destino de sonho para férias, este hotel foi construído de raíz a pensar nas famílias, para um alojamento com tudo incluído no Algarve. Aqui, os hóspedes têm acesso a todas as comodidades de um resort de luxo, incluindo refeições deliciosas, bebidas frescas, mergulhos nas piscinas exteriores, tratamentos no spa (pago), diversão no kids club, desafios nos campos de jogos e acesso às magníficas praias do Alvor. Como as crianças são bem-vindas, o hotel oferece alojamento e refeições a todas as crianças até aos 12 anos quando os mesmos partilham o quarto com os pais (máx. de 2 crianças), dependendo da tipologia que quarto. Com tudo incluído, aqui não precisará de se preocupar com mais nada, apenas em relaxar e desfrutar do melhor que o resort tem para oferecer.

Saiba mais em https://www.pestana.com/pt/hotel/pestana-blue-alvor

Monte Santo Resort, Lagoa

Um Hotel premiado, com hectares a perder de vista

Com 8 hectares de jardins e lagos, o Monte Santo Resort que fica situado entre Lagoa e a Vila do Carvoeiro, é um verdadeiro oásis de bem-estar e tranquilidade, com bons acessos e shuttle gratuito para as praias. O Resort está dividido em três áreas: o Club House, as Suites e as moradias geminadas com acesso privilegiado para o jardim ou piscina. Em 2020 ganhou o prémio de “Portugal Leading Hotel Residence” pelos World Travel Awards. Para as crianças, o Planet Kids é um ótimo espaço para as crianças, onde se cultiva a criatividade, a multiculturalidade, o companheirismo, e onde as barreiras da língua e costumes não existem!

Saiba mais em https://www.montesantoalgarve.com/pt/

Hotel Vila Galé Albacora, Tavira

Um verdadeiro Eco Hotel em plena ria formosa

Este hotel em Tavira, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, é um testemunho arquitectónico da forma de vida dos pescadores e das suas famílias, quando a típica Almadrava (a armação para capturar o atum) ainda era usada. A antiga escola que existia também foi transformada num clube para crianças e a antiga padaria tornou-se num núcleo museológico gratuito. Respirando a tradição desta região, este hotel em Tavira tornou-se também num eco hotel, cujas práticas ambientais sustentáveis têm merecido prémios e distinções, com atividades ligadas ao ecoturismo e ao ar-livre (observação de aves, passeios de barco, desportos radicais, apanha de moluscos, observação de golfinhos, etc…). De salientar aqui também que as crianças até aos 12 anos não pagam pela estadia nem pelas refeições, desde que partilhem o quarto com os pais.

Saiba mais em https://www.vilagale.com/pt/hoteis/algarve/vila-gale-albacora

Pedras do Mar Resort & Spa, Ponta Delgada, Açores

Umas férias em família nos Açores

Um hotel de 5 estrelas a cerca de 10 km de Ponta Delgada, com suítes modernas com vista para o mar ou para a montanha, e uma piscina de beiral infinito, jardins e spa. De salientar a proximidade à Lagoa do Fogo, que fica a 20 km, e à famosa Lagoa das Sete Cidades, que fica a 26 km. Como o tempo no arquipélago pode ser incerto, em qualquer estação do ano terá ao seu dispor uma piscina interior para desfrutar, quer faça chuva quer faça sol. Para as crianças destaca-se o parque infantil com o oceano ali tão perto, os jogos de tabuleiro disponíveis, bicicletas e campos de ténis. O hotel disponibiliza, gratuitamente, berços para crianças até aos 3 anos de idade, e a partir dessa idade e até aos 12 anos, podem ser pedidas camas extra por um custo adiciona

Saiba mais em https://pedrasdomar.com/

Calheta Beach Savoy Signature, Praia da Calheta, Funchal

Para umas férias na Madeira

Um resort all-inclusive para umas férias despreocupadas em família e acesso direto à única praia de areia dourada da Madeira! Comece as suas férias de sonho com vista para as verdes colinas da Calheta ou para o Atlântico, e os miúdos vão adorar os mergulhos na piscina principal rodeada de palmeiras, o parque infantil, a sala de jogos, e o Kids Club, com atividades que prometem nem um segundo de aborrecimento. Aqui os berços são gratuitos até aos 2 anos e, dos 3 aos 16, é possível pedir uma cama extra. Nos espaços comuns, há ainda jardins, 2 restaurantes e 3 piscinas.

Saiba mais em https://www.savoysignature.com/calhetabeachhotel/pt/

Esperemos que esta lista de locais para férias em família o tenha ajudado no processo de escolha para este verão de 2022. Para além disso, se está preocupado em não desfrutar e descansar como precisa, já considerou levar consigo uma babysitter, para o ajudar em tudo com as crianças? Saiba mais pedindo-nos informações através do seguinte formulário: https://babysisters.pt/formulario-agendamento-babysitting-nanny-e-animacao-infantil/

Saiba mais sobre babysitters que vão consigo de férias, para que tenha o descanso que merece!

Leia mais artigos em https://babysisters.pt/blog/