Formação DGERT: Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança

Carga Horária:

25 horas

Objetivos

Identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.

Planificar as rotinas diárias e as atividades promotoras do desenvolvimento das crianças.

Desenvolver as atividades lúdico-didáticas relacionando-as com o quotidiano das crianças na família e comunidade.

Reconhecer a importância da integração dos valores e princípios educativos na atividade de ama.

Conteúdos

Formas de organização do espaço físico, do equipamento e material necessário ao exercício da atividade de ama

Desenvolvimento das rotinas com as crianças

Entrada, acolhimento e saída das crianças e familiares

Cuidados de higiene

Apoio na alimentação

Descanso

Cuidados em situação de doença ou acidente

Atividades promotoras do desenvolvimento com crianças dos 0 aos 3 anos

Jogos sensoriomotores

Jogos relacionais ou funcionais

Jogos de construção

Jogos simbólicos ou “faz de conta”

Jogos de linguagem: histórias, lengalengas, destrava línguas, canções, outras

Planeamento das rotinas diárias e das atividades promotoras do desenvolvimento.

Importância do brincar no contexto da relação e dos cuidados diários à criança

– Papel do adulto no brincar

– Socialização e autonomização da criança

– Descoberta do mundo natural

Importância da garantia da continuidade das rotinas da criança na ama e na família

Intencionalidade educativa no trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos

Estratégias de implementação das rotinas e atividades

Regras e limites

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *